terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Bacalhau Espiritual

Ingredientes:

250 Gramas de cenouras descascadas, sem o coração e picadas
250 Gramas de cebolas picadas
250 Gramas de bacalhau demolhado e limpo de peles e espinhas
2 Carcaças sem côdeas e demolhadas em leite a ferver
1 Dl de azeite
2 Colheres das de sopa de banha de porco
1 Colher das de sopa de manteiga
100 Gramas de queijo parmesão ralado
3 Ovos + 2 Gemas + 4 gemas
4, 5 Dls de leite + 5 dls de leite + 1 dl de leite
3 + 2 Colheres das de sopa de manteiga + q.b. para untar o pyrex
3 + 2 Colheres das de sopa de farinha
5 Colheres das de sopa bem cheias de pão ralado
Pimenta de moínho suldouro q.b.
Flor de sal marnoto se necessário
50 Gramas de manteiga em nozes

Preparação:

Preparam-se primeiro as cebolas, que depois de picadas se escorrem num passador de rede plástica e depois se levam a refogar num tacho com metade da quantidade da banha e do azeite. Noutro tacho põem-se as cenouras, depois de descascadas e tirados os corações, picadas e escorridas com o resto da banha e do azeite. Ambos os tachos devem de estar tapados e em lume brando, não se podem deixar estrugir. Limpam-se as postas de bacalhau de peles e de espinhas e picam-se no 1,2,3.
Logo que os refogados estejam prontos, juntam-se as cenouras ás cebolas e ao bacalhau e mistura-se tudo muito bem, tempera-se de pimenta moída na altura, 20 voltas no moínho, verifica-se  se necessita de sal. Mistura-se em seguida o miolo de pão demolhado em 1 Dl de leite a ferver depois de bem espremido, 50 Gramas de queijo parmesão e se a mistura tiver esfriado podem juntar-se 3 ovos inteiros.
Faz-se de seguida um molho béchamel grosso com 3 colheres de manteiga e 3 de farinha e 4,5 dls de leite, em estando pronto juntam-se duas gemas batendo-se vigorosamente para em seguida se misturar ao preparado do bacalhau. Unta-se um pyrex grande, rectangular ou oval, com manteiga e nele se deita a mistura. Faz-se outro béchamel com 2 colheres de manteiga e 2 de farinha e 5 dls de leite onde depois  de pronto se juntam 4 gemas e deita-se sobre a mistura que já se encontra no pyrex.
Deixa-se pelo menos 2,5 cm do bordo do prato livre. Á parte, numa tigela, mistura-se o resto do queijo ralado com o pão ralado e espalha-se sobre o ultimo béchamel, sobre a mistura dispõem-se nozinhas de manteiga e leva-se o prato ao forno para cozinhar e gratinar. Ao fim de 20 minutos verifica-se o estado da cozedura e deixa-se mais 5 minutos até ficar com uma capa bem douradinha.

Notas : 1 - Fiz esta receita a dobrar. 2 - Esta receita é da minha bisavó paterna que era concessionária do restaurante da cozinha velha em Queluz, e foi ela que facultou á minha mãe e á minha avó materna esta receita que é ou era uma das especialidades daquele restaurante,  aliás,  da sua autoria.













segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Nova Parceria Com Guloso

Uma vez mais temos o prazer de anunciar uma nova parceria, desta vez com Guloso.


A marca Guloso foi fundada em 1945. Esta é uma marca especializada em produtos de tomate, tendo na sua actual gama produtos como Concentrado de Tomate, Polpa de Tomate, Refogado de Tomate, Tomate Pelado e em Pedaços, Molhos prontos e Ketchup. Está integrada numa das maiores empresas agro-industriais do país - a Sugalidal, S.A. – uma empresa de capital 100% nacional, que se tornou num dos maiores produtores de tomate a nível europeu.












Nova Parceria Com Gradirripas

Uma vez mais temos o prazer de anunciar uma nova parceria , desta vez  com Gradirripas.

Gradirripas, Lda. é uma empresa familiar, propriedade da família Violante, oriunda de Pernes, concelho de Santarém, situada bem no centro do país. Com ligações ao sector há já dois séculos, os actuais proprietários fazem parte da quinta geração de uma família tradicionalmente ligada à produção de artigos em madeira. Um saber que remonta aos finais do século XIX, quando Manuel dos Santos Violante trabalhava a madeira como uma verdadeira arte.

A sociedade com a actual designação de Gradirripas – Artigos em madeira Lda., foi constituída em 2006 e dedica-se, sobretudo, ao fabrico de caixas em madeira para vinhos e produtos gourmet, bem como à produção de artigos em madeira para cozinha e pequeno mobiliário.

A madeira utilizada no fabrico dos artigos provém, essencialmente, de pinhais da região centro de Portugal, adquirida a produtores que asseguram a sustentabilidade das florestas. Para tal, são feitas novas plantações em substituição das árvores abatidas para a indústria.

A Gradirripas só adquire madeira a fornecedores devidamente legalizados, sujeitos a fiscalizações periódicas no que respeita à origem da madeira e ao controlo do nemátodo do pinheiro. A madeira é sujeita a secagem em estufa, onde permanece o tempo necessário para garantir um produto de qualidade, isento de humidades e do vírus do nemátodo, que tem atingido as florestas portuguesas. A madeira trabalhada pela Gradirripas é devidamente identificada através do passaporte fitossanitário, que acompanha cada lote de matéria-prima adquirido.

A Gradirripas conta actualmente com 10 colaboradores experientes, especializados nas diferentes fases do trabalho da madeira. A qualidade do produto final é reconhecida no mercado nacional e internacional, em particular no Reino Unido. É para este país que se destina a maior parte da produção, em especial tábuas Jamie's Italian, marca sob a qual o conhecido cozinheiro Jamie Oliver comercializa a sua linha de utensílios de cozinha.








domingo, 18 de janeiro de 2015

Passatempo do 2º ano do Blogue Na Cozinha da Leonor


Então o passatempo consiste em fazer as receitas que quiserem, entradas, sopas, pratos principais, sobremesas, etc....
O vencedor ou a vencedora será escolhido por mim, meu marido e minha mãe!








O prémio contém;

1 Livro de culinária de sopas
1 Livro de culinária de peixe e marisco
1 Livro de culinária de carne
1 Livro de culinária de frango
1 Livro de culinária de petiscos
1 Livro de culinária de arroz
1 Livro de culinária de esparguete
1 Livro de culináriia de saladas
1 Livro de culinária de itália
1 Livro de culinária de ásia
1 Livro de culinária de chocolate
1 Livro de culinária de bolos



As regras do passatempo são as seguintes:

- Os participantes precisam de ser seguidores do meu blog Na Cozinha da Leonor e na página do facebook Na Cozinha da Leonor ( Comunidade) Na Cozinha da Leonor comunidade.
- Todas as receitas confeccionadas têm de ser acompanhadas de pelo menos uma fotografia.
- A receita terá de ser postada no vosso blogue juntamente com a imagem correspondente do desafio e respectivo link para o próprio.
- Quando postarem a vossa participação , terão de me informar , atráves de uma mensagem no meu blog ( no post do desafio) ou por email, enviando o link da vossa participação. Os meus emails são leonor.quim@hotmail.com e leonoraraujocerveira@gmail.com   .
- Quem não tiver blogue também pode participar no desafio, para isso basta entregarem por email a vossa participação ( receita e foto). Estas serão publicadas no meu blogue assim que o desafio terminar juntamente com as restantes participações.
- Todas as participações serão confirmadas por mim.
- Podem participar quantas vezes quiserem.
- Este desafio começa hoje dia 18-01-2015 e termina a 18-02-2015 ás 23h59m.
- Os vencedores serão escolhidos por mim, meu marido e minha mãe e serão anunciados no dia 20-02-2015.
- Ao serem anunciados, os vencedores têm 2 dias para me enviarem um email com os seus dados ( nome e morada) para o prémio possa ser enviado.






Este passatempo é válido apenas para Portugal Continental , Madeira e Açores.

Boa sorte a todos :D!


sábado, 17 de janeiro de 2015

Passatempo dos Reis- Vencedor

Boa noite! Depois de muito matutarmos sobre o assunto, finalmente conseguimos chegar a um consenso e o vencedor foi decidido!
Portanto e sem mais demoras, a vencedora é...




Elsa Gouveia com a receita Sonhos de Natal



Muitos parabéns Elsa, tens dois dias para enviar á Patricia a tua morada! 

Beijocas!!!!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Passatempo dos Reis - Participações!

Participações:

1- Alexandra Rodrigues com a receita: Bolo Rei (Enviada por e'mail)

Como não sou apreciadora de bolo de rei, elegi este bolo, como o meu bolo de Natal, que faz sucesso cá por casa e com ele participo no passatempo dos Reis.


BOLO DE NATAL 

Ingredientes: 200g de tâmaras sem caroço, 100g de miolo de amêndoa laminado, 4 c. (sopa) de conhaque, 200g de creme vegetal, 90 g de açúcar, 4 ovos, 1 c. (sopa) de mistura de especiarias ( canela, gengibre e noz-moscada q.b ), 180 g de farinha, 1 c. (sopa) de fermento em pó, + açúcar q.b.

Preparação:

1- Corte as tâmaras em pedacinhos, deite-as para uma taça, junte a amêndoa e o conhaque e misture bem. ( dos 200 g reserve 6 tâmaras inteiras para a decoração final)
2- Forre uma forma redonda com papel vegetal. Ligue o forno a 180ºC. 
3- Numa taça, bata o creme com o açúcar até obter um creme liso. Junte os ovos, um a um e batendo sempre e depois as especiarias, a farinha e o fermento e bata tudo muito bem. 
Por último, junte a mistura das tâmaras e envolva bem.
4- Deite a massa na forma e leve ao forno durante 45 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme. Sirva polvilhado com açúcar e decorado com tâmaras inteiras.

Bom Apetite. 



2- Maria Morais Sarmento com a receita: Rolo de perú recheado com redução de vinho tinto
3- Gina Santos com a receita: Bolo de nozes com fruta cristalizada
4- Anselmo Costa com a receita: Bolo Rei
5- Alexandra Abrantes com a receita: Bolachas de gengibre com glacê
6- Pedro Quaresma com a receita: Cinnamon Rolls (enviada por e'mail)

Cinnamon Rolls Especial Natal
Esta receita consiste nos famosos Cinnamon Rolls mas em forma de rosca, achei que ficou tão interessante e delicioso que merecia ser uma receita natalicia!
Começo a descrição. Utilizei a máquina de fazer pão para uma maior facilidade nos processos, no entanto caso não disponha de máquina, não se preocupe, é só juntar os ingredientes líquidos, depois os secos e força nos músculos! Eu uso a máquina só para bater a massa, depois tiro-a do seu interior, modelo conforme as necessidades e por fim e coloco no forno normal. Para fazer a massa e o recheio utilizo as seguintes quantidades:
Massa:
1 chávena de leite morno (235ml)
1 ovo grande
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
3 1/2 chávena de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
Recheio:
1/4 de chávena de manteiga ou margarina derretida
1/4 de chávena de açúcar (usei mascavado) misturado com 2 colheres (chá) de canela em pó

O processo inicia-se em colocar os ingredientes na máquina na ordem acima apresentada, seguido de ligá-la no no ciclo "Massa". Quando o ciclo terminar, polvilhe uma superfície com farinha. Tire a massa da máquina e bata-a (sovar) durante um minuto. Deixe-a descansar por 15 minutos.
Abra a massa num retângulo de aproximadamente 35cm por 25cm. Espalhe a manteiga derretida sobre a massa e em seguida o açúcar com canela. Enrole a massa numa espécie de torta, a partir do lado maior. Corte a massa em rolinhos altos. Disponha os rolinhos em uma fôrma untada, cubra e deixe-a crescer num local quente até dobrar de tamanho, por 30 a 45 minutos.
Coloque o preparado num forno pré-aquecido por 20 a 25 minutos, até dourar.
Acabamentos Finais:
- Cortei em 9 pedaços e coloquei numa fôrma redonda para dar o formato de rosca.
- Pincelei gema de ovo misturada com uma "nesga" de água antes de colocar no forno.
- Ficou 35 minutos no forno, a uma temperatura de 180ºC.
- Não deixei crescer após enrolado, saltei esta etapa (já levei pro forno). Mas fiz isso porque o ciclo da minha máquina é de 1h e 30m e a massa já tinha crescido muito. Se for feito sem a máquina, sugiro seguir a receita original.
- Logo que saiu do forno misturei 1/2 chávena (chá) de açúcar de confeiteiro com um pouco de água e baunilha para fazer a cobertura branca interessante. É só misturar até virar um creme e colocar por cima.



7- Daniela Nunes com a receita: Filetes de polvo panados com batata doce e migas ( enviada por e'mail)


Filetes de polvo panados com batata doce e migas
 Ingredientes:
(8 pessoas)
·         2 polvos
·         Pão ralado q. b.
·         Farinha q. b.
·         Pimenta preta q. b. 
·         4 hastes salsa
·         8 dentes alho
·         1 limão
·         Óleo para fritar
·         2 batatas doces grandes
·         Sal q. b.
·         1 cebola
·         100 gr. bacon
·         1 couve portuguesa
·         ½ lata pequena feijão frade cozido
·         1/3 broa milho cortada aos cubos
·         Azeite q. b.
·         Vinagre q. b.
Cozem-se os polvos e deixa-se arrefecer. Cortam-se as patas no sentido do comprimento de maneira a transformá-las em filetes e temperam-se com sal, pimenta e alho picado.
Entretanto cortam-se as batatas em gomos e colocam-se num pirex forrado com papel vegetal temperadas com sal e azeite e colocam-se no forno até ficarem cozidas no interior e crocantes no exterior.
Enquanto as batatas estão no forno, corta-se a couve em tiras e leva-se a cozer em água temperada com sal. Num tacho coloca-se o azeite com 4 dentes de alho picados e deixa-se ferver. Junta-se a broa aos cubos e deixa-se amolecer. Seguidamente junta-se a couve previamente cozida e escorrida e o feijão-frade e envolve-se tudo. Retifica-se de sal e rega-se com vinagre a gosto.
Numa frigideira coloca-se um fio de azeite, o bacon cortado aos cubos e a cebola em meias luas e deixa-se estrugir. Seguidamente envolvem-se as batatas e deixam-se apurar os sabores.
Por fim, passam-se os filetes por farinha, ovo batido e pão ralado que foi previamente misturado com salsa picada, alho picado e pimenta preta e fritam-se em óleo bem quente. Colocam-se num pirex e regam-se com sumo de limão.

8- Anabela Ribeiro com a receita: Arroz doce cremoso ( enviado por e'mail)

ARROZ DOCE CREMOSO
 INGREDIENTES
Arroz carolino 170 gRaspa de 1 limãoAçúcar amarelo 150 gManteiga 1 colher de sopaGemas 4Leite quente 1 lPau de canela 1Canela em pó (para polvilhar) a gostoNatas (facultativo) 1 colher de sopaÁgua q.b.

PREPARAÇÃO

Comece por colocar a água num tacho, juntamente com a raspa do limão e o pau de canela.
Quando começar a ferver junte o arroz previamente lavado. Quando a água estiver quase a desaparecer adicione uma chávena de leite aquecida no microondas (um minuto). Quando o líquido começar a secar repita este processo até incorporar todo o leite no arroz.
Quando o arroz estiver bem cozido, junte o açúcar e deixe ferver durante alguns minutos e apague o lume.
Enquanto o arroz arrefece um pouco bata as gemas com uma colher de sopa de água, passe por uma peneira e incorpore no arroz rapidamente. Volte a colocar em lume brando e deixe engrossar lentamente. Junte a manteiga e as natas.
Coloque numa travessa e decore com canela em pó.

9- Gisela Raposo Capucho com a receita: Cupcakes Raínha recheados com doce de ovos
10- Ana G. Neves com a receita: Bolo Rei de brigadeiro laranja
13- Pedro Fernandes com a receita: Coscorões dos Reis (enviado por e'mail)

Coscorões dos Reis
Ingredientes:
200 g de farinha1 ovoRaspa de uma laranjaSumo de uma laranja20 g de manteiga derretida20 g de açúcar15 ml de aguardente velhaAçúcar e canela em pó para polvilharSal q.b.Óleo para fritar
 Preparação:
Numa tigela, amasse muito bem, o açúcar, a manteiga, o ovo, a raspa de laranja, um pouco de sal, o sumo de laranja, a aguardente e a farinha; até que a massa fique elástica. Tape com um pano e deixe repousar durante 1 hora. Passado 1 hora, polvilhe a bancada com farinha. Deite por cima a massa. Polvilhe a massa com farinha e amasse muito bem, até deixar de colar nas mãos. Com o rolo da massa, estenda a massa até ficar com uma espessura de 2 mm. Corte a massa com um cortador redondo e no meio dê 2 cortes na massa. Leve a fritar de ambos os lados em óleo quente. Depois de fritos, retire para um prato com papel absorvente. Por fim, misture o açúcar com um pouco de canela e polvilhe os coscorões com a mistura.

14- Eunice Torres com a receita: Azevias de batata doce (enviada por e'mail)

Azevias  de Batata Doce

Ingredientes para a massa :

100 ml de água morna
220 g de farinha T55
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
40 g de manteiga
Ingredientes para o recheio:

180g de açúcar
100ml de água
300g de puré de batata doce
raspa da casca de um limão
4 gemas
1 colher de chá de canela
1 mãozinha de amêndoas picadas grosseiramente.
Preparação:
Derreta a margarina com o azeite e misture-a ainda quente à farinha misturada com uma pitada de sal.
Enquanto amassa, junte aos poucos a água morna  até obter uma massa elástica e macia. Se necessário adicione mais um pouco de farinha. 
Deixe a massa repousar 2 horas no frio embrulhada em filme aderente.

Recheio:
Coza as batatas e reduza a puré.
Leve ao lume a água , a raspa da casca da limão e o açucar para fazer uma calda, bastam 4 a 5 minutos para começar a engrossar, desligue o lume.
Envolva o puré de batata doce, com a canela , as gemas ligeiramente batidas, e as amêndoas. Adicione a calda em fio e bata para que fique tudo bem ligado. Deverá ficar com uma consistência grossinha, caso seja necessário apurar mais um pouco, leve ao lume mais um pouco para secar. Deve ir mexendo para não  pegar. Desligue e deixe arrefecer. Está pronto a usar depois de arrefecido.
 Montagem das azevias:

Estenda a massa o mais fino que puder com a ajuda do rolo e de farinha. Recheie com o doce de batata doce e amêndoas e corte os pastéis com o auxilio de uma carretilha ou o topo largo de uma caneca ( como se faz para os rissóis).
Frite-os em óleo quente até estarem dourados e com bolhas, deitando colheradas de óleo quente sobre os pastéis enquanto os está a fritar.
Escorra sobre papel absorvente.
Depois de frias, passe-as por açúcar em pó.

(Receita tirada do blogue cozinhadaduxa)



15- Elsa Gouveia com a receita: Sonhos de Natal
16- Juliana Ferreira com a receita: Torta de cenoura com laranja e côco ralado (enviada por e'mail)

 Deixo uma receitinha que achei saudável para colocar na mesa numa altura de grandes quantidades de calorias mas sem perder o sabor tão bom das receitas natalicias :)

Torta de cenoura com laranja e coco ralado

Ingredientes: 
4 ovos 
60g de farinha 
600g de cenoura
250g de laranjas
160g de açúcar amarelo
40g de coco ralado
1 c. café de fermento em pó
1 c. café sal

Preparação:
1. Aqueça água onde vai cozer as cenouras e retire um pedaço grande de casca de uma laranja (tente não ir ao branco da casca) juntando à água e com a colher de café de sal. Retire a pele às cenouras, corte em pedaços grande e junte à água. 
2. Quando estiverem cozidas escorra toda a água e coloque as cenouras e a casca de laranja no liquidificador. 
3. Descasque as laranjas, corte em pedaços e junte ao liquidificador, adicionando ainda o açúcar e duas colheres de coco. Triture tudo muito bem na velocidade máxima. 
4. Deixe arrefecer por um pouco, enquanto isso separe as gemas das claras, bata as claras em castelo com um pouco de sal para subirem. Junte as gemas na mistura do liquidificador e bata por mais um pouco para as misturar. 
5. Numa taça grande deite a mistura do liquidificador e aos poucos misture devagar as claras em castelo.
6. Num tabuleiro para tortas unte e forra com papel vegetal e leve ao forno 20 min. a 180º.
7. Depois de cozida retire do papel vegetal e enrole delicadamente polvilhando com o restante coco ralado. 
Bom apetite!





Muito obrigada pelas as vossas participações, amanhã dia 17/01/2015 a Patricia Elísio e eu vamos eleger o vencedor /a. Quem for tem precisamente 2 dias para enviar á Patricia a sua morada e o seu nome para mandar o prémio!

Beijocas a todos!!!!Boa Sorte!


segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Borrego Saboroso

Ingredientes:

1.500 Kg de Borrego
1.250 Kg de batatas
1 Litro de vinho tinto
3 Cenouras
2 Cebolas
3 Dentes de alho
1 Ramo de coentros
1,5 Dl de azeite
75 Gramas de manteiga ou banha
Flor de sal marnoto q.b.
Pimenta preta moída suldouro q.b.

Preparação:

Aloure o borrego no azeite e na manteiga ou banha juntamente com 1 dente de alho. Acrescente as cebolas e cenouras cortadas ás rodelas, os restantes dentes de alho, o ramo de coentros e tempere com sal e pimenta.
Deixe cozinhar, mexendo a miúdo, durante 12 minutos e depois regue com metade do vinho ou um pouco mais ; tape e deixe ferver mais 20 minutos.
Em seguida mude o borrego para um pyrex ou para um tabuleiro de barro untado com azeite ou banha e rodeie-o com as batatas cortadas aos quartos ( usei inteiras com um golpe), não muito grossos.
Passe o molho, adicione mais 2 dl de vinho e regue o borrego. Leve-o ao forno para alourar, regando diversas vezes com o vinho restante. Sirva quente!

Espero que goste e bom apetite!